Ministro da Defesa cobra a volta de policiais no ES e apela a mulheres .

11/02/2017 15h36 - Atualizado em 11/02/2017 18h32

Ministro da Defesa cobra a volta de policiais no ES e apela a mulheres: 'Não levem companheiros a armadilha'

Raul Jungmann viajou com comitiva ao estado neste sábado (11).
Mais cedo, ele disse que forças ficarão em Vitória por 'tempo indeterminado'.

Do G1 ES
 ministro da Defesa, Raul Jungmann, pediu neste sábado (11) que os policiais militares paralisados no Espírito Santo "venham às ruas" e apelou para que as mulheres que protestam por eles "não levem seus companheiros a uma armadilha", referindo-se à onda de violência que completa oito dias no estado.
"Existem policiais que querem trabalhar. Existem policiais hoje mantidos em situação de detenção. Para estes eu quero falar que venham para as ruas e venham cumprir seu juramento", disse o ministro diante de jornalistas.
Mais cedo, Jugmann encontrou uma comitiva e o governador em exercício, César Colnago, para discutir a crise de violência no estado. Na primeira das duas declarações à imprensa, o ministro disse que as forças federais ficarão por tempo indeterminado na região de Vitória até que a situação volte à normalidade. Ele não apresentou medidas concretas, mas afirmou que a mobilização emprega 3.130 homens.
Jungmann também apelou aos familiares dos policiais que estão mobilizados pela paralisação. "Peço a essas mulheres de policiais que não levem seus esposos, seus companheiros, para uma armadilha. De fato esta alternativa não vai levar a lugar nenhum".
Segundo o ministro, uma maioria está sendo impedida por "radicais". "Queremos dizer a eles que contem conosco, que não tem porque eles continuarem detidos. Uma parte deste efetivo hoje se encontra em uma situação praticamente de encarceramento, e isso é indigno de um militar”, acrescentou.
Jugmann disse ainda que "todo e qualquer veículo da PM que queira se reabastecer nas unidades militares poderá fazer. Todo e qualquer militar que precise fazer a troca de turno nas unidades militares poderá fazer".
Representantes dos policiais militares e do Governo do Estado chegaram a um acordo nesta sexta-feira (10) em uma reunião sem a participação das mulheres dos PMs que ocuparam a frente dos batalhões no estado.
Segundo nossa apuração, a avaliação é que o acordo fracassou porque não foi fechado com representantes efetivos dos grevistas e este é um movimento sem lideranças conhecidas.
O acordo foi fechado com quatro associações de policiais militares e bombeiros. Assim que foi divulgado, as mulheres de PMs que estão em frente aos quartéis reclamaram que não foram ouvidas e continuaram em frente aos quartéis.
Policiais dizem que não saem para o trabalho porque são impedidos pelas mulheres e familiares. Mas, segundo nossa apuração, coordenadores das forças militares e autoridades governamentais não dão credibilidade a isso pois acreditam que os PMs usam os familiares para tentar escapar de punição.
O estado teve 138 mortes desde o início da paralisação, segundo o sindicato dos policiais civis. O número é superior aos 122 registrados em todo o mês de fevereiro de 2016.
'Falta de diálogo não é nossa', diz governador
O governador em exercício do Espírito Santo, César Colnago, pediu “bom senso” e também apelou para que os policiais militares que estão paralisados voltem ao trabalho, após reunião com o ministro da Defesa, Raul Jungmann.
“Está demonstrado que a intransigência não é nossa, a falta de diálogo não é nossa. Nós estamos do lado da sociedade”, afirmou Colnago a jornalistas nesta tarde.
O ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, alertou sobre um rumor de que haveria uma possibilidade de anistia aos policiais que estão parados.
“Não terá a menor possibilidade de apoio da base política do presidente Michel Temer. Existem movimentações iludindo pessoas que estão em greve, como se fosse assim, aconteceu a greve e não vai ter nenhum tipo de penalização”.
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, também criticou o movimento e afirmou que os policiais parados estão fazendo a população do ES de refém.
“É inaceitável que uma instituição militar coloque como refém uma população inteira para atingir seus objetivos, ainda que possam ser julgados legítimos e validos. Nós reafirmamos ao governador a firmeza do governo no trato da questão, é inaceitável um motim militar e o afastamento dos policiais do serviço”, disse.
José Levi do Amaral, secretário-executivo da Justiça e substituto interino do ministro, disse ter determinado que “não se deixe nenhuma ilegalidade ameaçar mais do que já vem ameaçando a sociedade capixaba”. “A União está cooperando com os estados, e não tenho a menor dúvida, a ordem será restabelecida aqui em breve, com todos dando sua colaboração.”
Crise no Espírito Santo com 138 mortes (Foto: Arte/G1)
Policiamento
Mais cedo, Jungmann declarou que o policiamento neste sábado (11) é superior aos dias normais. "Desde que as forças aqui chegaram não têm acontecido mais saques e arrombamentos. Também houve uma redução expressiva de assassinatos e homicídios, tiveram uma queda vertical”.
O governador em exercício do Espírtio Santo, César Colnago, afirmou o governo está tomando todas as medidas necessárias para restabalecer a ordem no estado em meio à onde de violência na região. "Não podemos deixar a população desprotegida por esse ato de violência e insanidade contra a população capixaba", disse à imprensa.
Sobre problemas em outros estados, Jungmann afirmou que o governo está acompanhando mais de perto a situação no Rio de Janeiro, que segundo ele está sob controle, com 97% do efetivo nas ruas.  “Temos prontidão para qualquer eventualidade no Rio de Janeiro.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .