Pilotos de avião russo abatido foram mortos depois de ejetarem, diz líder dos rebeldes turcos na Síria .

24/11/15 12:52

Pilotos de avião russo, foram mortos depois de ejetarem.

Extra
O líder dos rebeldes turcos na Síria, Alpaslan Celik, disse à agência Reuters, no início da tarde desta terça-feira, que homens do grupo armado mataram os dois pilotos do avião russo Su-24 que foi derrubado durante a manhã, na região próxima às fronteiras turca e síria. Segundo o Ministério da Defesa russo, os dois agentes conseguiram ejetar da aeronave e pousar com paraquedas sem ferimentos. No entanto, Celik afirma que os dois foram executados depois de escaparem da aeronave, antes chegada ao solo. As informações são da Reuters.
"Os dois pilotos foram mortos. Nossos homens abriram fogo contra o avião e eles morreram ainda no ar",disse o representante turco, com um pedaço do paraquedas de um dos agentes russos mortos na mão.
ADVERTISEMENT
Ainda não há informações sobre a identidade dos pilotos. Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladmir Putin, concedeu entrevista coletiva e condenou o ataque ao avião. Segundo Putin, a aeronave não invadiu ou ameaçou o espaço aéreo turco e o ataque foi uma “facada pelas costas”.
"De maneira alguma nossos pilotos ou nossa aeronave estavam ameaçando a Turquia. Foi uma facada pelas costas de cúmplices de terroristas. Não consigo encontrar outras palavras para descrever o que aconteceu", disse Putin, que informou ainda que o ataque vai ter “consequências sérias” para a relação entre os dois países.

Putin classificou ataque como 'facada pelas costas'
Putin classificou ataque como 'facada pelas costas' Foto: REUTERS
Entre as consequências, a primeira medida tomada pela Rússia em resposta ao ataque foi o cancelamento da viagem que o ministro de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, tinha programada para esta quarta-feira. De acordo com agência de notícias russa TASS, o governo russo convocou instituições de defesa para uma reunião em Moscou para analisar uma possível resposta. O representante do governo também pediu que russos evitem viajar para a Turquia nos próximos dias.
Segundo o governo russo, os pilotos que comandavam o jato Su-24 conseguiram se ejetar e chegaram ao solo de paraquedas, sem ferimentos. O Ministério da Defesa do país informou que tem condições de provar que a aeronave não violou o espaço aéreo da Turquia e não saiu do espaço aéreo sírio. Um vídeo divulgado pela agência de notícias turca “Anadolu AJANSI” mostra o avião em queda.

Primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que país foi ameaçado e respondeu
Primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que país foi ameaçado e respondeu Foto: Burhan Ozbilici / AP
Em pronunciamento logo após a entrevista do presidente russo, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que o país não vai hesitar em atacar a Síria em caso de ameaças e que a Turquia "tem o direito de responder se o espaço aéreo for violado". O representante turco disse ainda que os militares russos foram várias vezes informadas sobre a violação, antes do abatimento.
Onur Oymem, integrante do governo turco, disse que imagens de radar flagraram a invasão da aeronave russa ao espaço aéreo da Turquia: "Já mostraram na TV turca as imagens de radas que comprovam que o avião penetrou no espaço aéreo turco e como permaneceu apesar dos avisos".

Imagem mostra avião pegando fogo ainda no ar
Imagem mostra avião pegando fogo ainda no ar Foto: STRINGER / REUTERS

Imagem mostra fumaça após ataque a avião russo na Síria
Imagem mostra fumaça após ataque a avião russo na Síria Foto: STRINGER / REUTERS

StillImagem mostra fumaça após ataque a avião russo na Síria
StillImagem mostra fumaça após ataque a avião russo na Síria Foto: REUTERS

Imagem mostra avião pegando fogo ainda no ar
Imagem mostra avião pegando fogo ainda no ar Foto: STRINGER / REUTERS

Jatos turcos F-16 derrubaram um avião militar russo
Jatos turcos F-16 derrubaram um avião militar russo Foto: MURAD SEZER / REUTERS

O EXTRA/UNPP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .