Exército cria para sargentos e subtenentes cargo de Adjunto de Comando, novo elo com a tropa .

14 de junho de 2015

Exército que reforçar ligação do comando com a tropa
Dia do Exército
O Exército brasileiro lançou-se em uma experiência inédita: criar o cargo de Adjunto do Comando, para distinguir o subtenente ou o 1º sargento que, por meio de sua destacada liderança, reconhecida competência e perfeita conduta pessoal, seja capaz de representar um elo a mais entre o comando de sua unidade e a tropa.
A Portaria Nº 103, assinada pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Sergio Westphalen Etchegoyen, a 22 de maio último, aprovou “a Diretriz de Implantação, em caráter experimental, do Projeto de Criação do Cargo de Adjunto de Comando”.
A novidade será materializada através de projeto piloto a ser implantado em cinco unidades: na 4ª Brigada de Infantaria Motorizada (Juiz de Fora – MG), na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada(Recife – PE), na 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Boa Vista-RR), na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados – MS) e na 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria – RS).
De acordo com a Diretriz de Implantação, a criação do cargo “terá alta prioridade para o Estado-Maior do Exército”.
Projeto piloto será implantado em unidades de Minas Gerais, Roraima, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul
tropa exercito brasileiro
O Adjunto de Comando terá como atribuições: (a) ser divulgador da Ética e dos Valores Militares, (b) ser fortalecedor dos padrões do Comportamento Militar, (d) ser um facilitador da comunicação entre o Comando e as praças, (e) ser divulgador da missão e da visão da Unidade e dos conceitos do Comando, e (e) assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução e do bem-estar, incluindo o da Família Militar.
Do Adjunto será exigida a capacidade de se comunicar com clareza e, principalmente, a aptidão para ouvir as reivindicações e considerações dos subordinados. Em contrapartida, o sargento ou subtenente escolhido para o cargo de Adjunto terá, nessa designação, uma oportunidade de valorizar sua folha de serviços .
Um comunicado da Agência Verde-Oliva divulgado nesta sexta-feira (12.06) pelo portal do Comando do Exército esclarece: o cargo de Adjunto de Comando “não representará uma mera distinção, e sim uma missão” no âmbito do amplo processo de transformação que a força terrestre brasileira vem experimentando.
 
ForteJor/UNPP
 
 comentários:
Anônimo disse...
Valeu EB, nas reuniões de estado maior o Adjunto do Comando vai falar sobre qual assunto ? Como anda a moral da tropa, como os Sgt estão infelizes com seus salários, que não tem vaga no colégio militar. Vamos falar sério Sargentos: por favor não se dêem o trabalho de sair de sua nova sala para falar assuntos que nem você é nem ninguém tem a solução. 
Anônimo disse...
Adivinhem quem vai folgar na escala de serviço dos fins de semana!
Anônimo disse...
kkkkkk.....
valorizar o bolso do praça nada, né!!!
kkkk....
só me resta rir
mais uma intubação
menos um trabalho aos atribulados e soberbados semideuses !!!
kkkk...
Anônimo disse...
Nooossa!!! Os caras irão dar o sangue (não o deles) para alcançarem o status de "adjunto ao comando", já até imagino os candidatos, quem pensar que isso é valorização do mérito tá muito iludido. Apenas 01 UM 1º Sgt ou Sten pela saco terá a honra(?) de ser o ADJ ao CMDO em cada OM, o acesso ao cmt pelos praças vai ficar mais restrito e distante dificultando a comunicação e a solução de certos problemas, e este adj ao cmdo terá de ser alinhadinho e caladinho com todas as ideias e decisões do cmdo.
 
Christian Bernhardt disse...
Ótima iniciativa, similar ao que já ocorre no Exército Americano...

Como sonhei com isso nos meus tempos de ativa...
Anônimo disse...
Já estou até vendo como vai ser:
- Sub Fulano, você viu o Sgt Beltrano na OM?
- Vi sim, Cel. Falei com ele hoje depois da formatura, pois ele, não sei por quê, ainda estava no alojamento trocando de roupa...
SG FN MO disse...
No Corpo de Fuzileiros Navais, já existe este cargo, é chamado de SUB-OFICIAL MOR. Tem acesso direto ao Comandante da OM.
Anônimo disse...
Valorização dos graduados, como aconteceu com as sindicâncias agora talvez seja nos dado a honra de conduzir IPMs. E no mundo real a vida continua.
Anônimo disse...
Não há como não encarar essa proposta como uma forma de institucionalizar o cargo "puxa-saco do comandante". Como milico gosta dessas coisas... Tô prá ver!!!
S Ten Marcos Pinto disse...
Comentários negativos de praças reclamões e revoltadinhos com a vida iniciando em 3... 2... 1 ...

P.S. 99% das postagens desse tópico vai reclamar de salário também ...
Anônimo disse...
Agora que ferrou mesmo, querem colocar uma praça, geralmente será um puxa saco que ainda acredita no sistema, para tentar disciplinar, calar a voz da tropa. Eles acham que por ser praça esse militar terá maior poder de dissuasão perante os demais. Na minha opinião, que estou em final de carreira, com certeza não vai dar certo e digo pq, os militares mais jovens tem um nível de estudo bem maior que os velhos dinossauros e em consequência a grande maioria já tem uma opinião formada e conhecimento do que se passa dentro da força até pela facilidade de mecanismos de informação disponibilizados na mídia, sabem das falcatruas, das safadezas, dos favorecimentos e tbm do descaso que vem do Forte Apache. Então senhores aquela técnica antiga de tentar colocar o gado velho na testa com a intenção de calar a boca, doutrinar e disciplinar por um falso exemplo, dessa vez não vai colar. Os mais novos estudam para concurso, os mais velhos querem sair fora, sobra um parte de puxa sacos que assim o fazem pq estão se dando bem na força, com comissões, promoções e transferências VIPS, mas é um número pequeno e é dai que vão sair esses Adjunto Comando. Concluído, será mais um para fazer o leva e trás entre o Comando e a Tropa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .