25 apps para economizar e organizar as finanças .

Veja 


João (à esquerda) e Vinícius criaram o aplicativo TagBox
João (à esquerda) e Vinícius criaram o aplicativo TagBox Foto: Leo Flores / Divulgação
Marcela Sorosini

O carioca Gustavo Alves, de 31 anos, conseguiu economizar cerca de 15% na compra de uma chuteira. Em vez de procurar o produto em lojas de shopping centers, o empresário adquiriu um par novinho em folha para a pelada que joga com os amigos, uma vez por semana, com apenas alguns toques na tela do celular, mais precisamente no TagBox, um aplicativo de ofertas. Assim como esse programa, diversas ferramentas para smartphones e tablets ajudam a economizar e organizar suas finanças. Por isso, o EXTRA — que também ajuda o consumidor a gastar menos tempo no supermercado com o aplicativo Lista de Compras Jornal EXTRA — reuniu 25 opções de apps com essas utilidades.
Gustavo diz que os aplicativos permitem uma comparação de preços bem na hora de fechar um negócio:
— Com a internet, fica mais fácil avaliar o preço real de um produto. Assim, evito comprar por impulso ou acreditar em qualquer promoção anunciada.
Gilberto Braga, professor de finanças do Ibmec, concorda que a tecnologia funciona como uma importante aliada dos consumidores:
— A maioria das pessoas vive conectada, e os aplicativos de comparação de preços ou que organizam as finanças fazem parte dos hábitos dos compradores atuais. Só é preciso tomar cuidado e usar apenas programas confiáveis. O ideal é procurar, na própria internet, a opinião de outros usuários para avaliar se os aplicativos são seguros e cumprem o que prometem.
De acordo com o economista, as pessoas devem baixar apenas programas que atendam às suas necessidades:
— Alguns compradores compulsivos costumam ter dificuldades ao usar ferramentas de ofertas, pois acabam se descontrolando com as promoções tentadoras. As pessoas que não resistem a uma liquidação e compram produtos de que não precisam se endividam sem ter necessidade.
O consumidor está mais exigente e não admite pagar mais do que o necessário, diz o diretor executivo do Zoom, Thiago Flores. Segundo ele, alguns clientes usam o aplicativo do comparador de preços antes de comprar numa loja física:
— O usuário está mais maduro, quer o preço justo e desconfia quando a oferta é destoante.
Vinícius Turmina, de 27 anos, e João Flores, de 25, criaram o TagBox para atender às suas próprias necessidades:
— Tínhamos dificuldade para decidir qual seria o lugar ideal para um happy hour, por exemplo, com o melhor custo-benefício. Então, veio a ideia de agrupar promoções — disse Flores.
Turmina associa o sucesso do TagBox à agilidade:
— Para os usuários, a grande vantagem é encontrar as melhores promoções num só lugar. Como consequência, as empresas elevam as vendas.
Nicolas Scafuro, diretor do Kayak na América Latina, diz que os aplicativos atendem às necessidades do momento:
— Em tempos de crise, cada centavo vale muito. É bom usar todos os recursos disponíveis.

O EXTRA/UNPP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .