MPF acusa militares do Exército de assassinato .

Araguaia: MPF acusa militares 
30 Jan 2015

Ação pede cancelamento das aposentadorias de Curió e Asdrúbal


O Ministério Público Federal entrou com uma ação penal na Justiça Federal em Marabá, no Pará, contra dois militares do Exército, hoje na reserva, por crimes cometidos durante a Guerrilha do Araguaia. Lício Augusto Ribeiro Maciel, conhecido como major Asdrúbal, é acusado pelas mortes de André Grabois, João Gualberto Calatrone e Antônio Alfredo de Lima, e pela ocultação dos cadáveres. Sebastião Curió de Moura, o major Curió, na época da guerrilha conhecido como doutor Luchini, foi denunciado pela ocultação dos cadáveres.
O MPF denunciou Maciel por homicídio qualificado, por terem sido praticados com emboscada e por motivo torpe. Considerou ainda como agravantes dos crimes o abuso de autoridade e a violação a deveres inerentes aos cargos dos militares. Os procuradores também pediram à Justiça Federal que ambos sejam condenados a ressarcir danos em quantia equivalente à indenização paga aos familiares das vítimas pela União. Na ação, o MPF pede o cancelamento das aposentadorias dos dois e que devolvam medalhas e condecorações.
As mortes ocorreram em 13 de outubro de 1973 em São Domingos do Araguaia, no Pará. Orientados por Maciel, militares enterraram os corpos em valas abertas em outro local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .