Comandante de unidade do Exército é alvo de preconceito em rede social.

30 de janeiro de 2015

Comandante de unidade do Exército é alvo de preconceito.

Carla Clausi é primeira mulher a comandar uma unidade militar do Exército.
Major diz que 'dá risada' dos comentários preconceituosos.

Do G1 PB
Carla disse que sente orgulho por entrar na história do Exército brasileiro (Foto: Daniel Peixoto/G1)
Carla disse que sente orgulho por entrar na história
do Exército brasileiro (Foto: Daniel Peixoto/G1)
Alvo de comentários preconceituosos em uma rede
 social, a primeira mulher a comandar uma unidade 
militar do Exército Brasileiro afirmou que “se diverte e
 dá muita risada” com os comentários que duvidam 
da capacidade de uma mulher ocupar este posto. 
A major Carla Clausi assumiu na sexta-feira (23)
 a direção do Hospital de Guarnição de João Pessoa.
“Existem muitas diferenças entre os homens e as 
mulheres e eu não discordo disto. É comprovado 
que o homem é mais forte fisicamente do que a mulher. 
Mas isso não quer dizer que eu não seja capaz de estar
 aqui. Eu li muitos dos comentários que foram postados
 na rede social e me orgulho de perceber que a maioria 
está me dando força e me apoiando. Quanto aos que 
acham que uma mulher não é capaz, eu só dou risadas”,
relatou a militar.
Muitos dos comentários preconceituosos foram feitos
 em resposta à postagem do Exército em uma rede social em que anuncia que a major assumiu o comando do
 hospital na Paraíba. Na página oficial do Exército, um rapaz comenta que tem "pena do marido da major". Outro 
usuário da rede social comenta que ela "deve ser filha de algum figurão" e um outro ainda diz que tem dó dos
 soldados: "mulheres já são complicadas, imaginem oficial do Exército", disse e concluiu com "coitados dos soldados".
Major é alvo de comentários preconceituosos (Foto: Reprodução/Facebook)Carla conta que seus 19 anos de carreira dentro do Exército
 mostram porque ela chegou ao comando da unidade. “Dentro
 do exército as coisas acontecem por meritocracia. Eu mereço
 estar aqui”, afirma.
“Moramos numa sociedade que foi criada com um pensamento
 machista e isso se reflete na opinião de algumas pessoas. 
O Exército, por si próprio, só liberou a entrada de mulheres 
após a Marinha e a Aeronáutica. Lembro no começo da minha
 carreira que ouvi comandantes afirmando que mulheres nunca
 chegariam ao comando, mas eles tiveram que nos engolir”, lembra.
A major explica que sente muito orgulho por entrar na história do 
país como a primeira mulher a comandar uma unidade militar do Exército, mas que existem muitas outras
 fazendo um bom trabalho. “Eu só fui a primeira por questão de estar aqui há mais tempo”, finalizou.
Leia também:
Uma Certa Capitã Carla...
Carla Clausi fez medicina na Universidade Federal do Paraná, fala quatro línguas, se formou na Escola de 
Saúde do Exército em 1997 e já tem uma coleção de nove medalhas e uma missão no Haiti no seu currículo.
 Ela foi nomeada para o cargo no Hospital de Guarnição em maio de 2014, mas só foi empossada no cargo na 
sexta-feira.
Major Carla Clausi é a primeira mulher a comandar uma unidade do Exército Brasileiro, em João Pessoa (Foto: Cap Carolina Alves/HGuJP)
Major Carla Clausi é a primeira mulher a comandar uma unidade do Exército Brasileiro, em João Pessoa (Foto: Marco Andrade/HGuJP)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .