Exército em ação : Operação Felino

28 de Setembro, 2013 - 10:04 ( Brasília )

Operação Felino: ministro Amorim assiste a exercício militar da CPLP e reforça a importância de laços entre os países


Foto: Felipe Barra
Itaóca (ES), 27/09/2013 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve nesta quinta-feira (26), na área de apoio administrativo da Marinha do Brasil, em Itaóca, no Espírito Santo, onde assistiu ao exercício militar da “Operação Felino”, que envolveu os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) da Armada brasileira.

A operação, que começou no dia 16 de setembro, foi comandada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa, em conjunto com as Forças Armadas das nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em uma Força Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC).

O ministro destacou que a operação militar serve para estreitar as relações entre os países de língua portuguesa. “A língua é um importante meio de aproximação e esta atividade serve para cooperações bilaterais”, enfatizou Amorim.

Ainda segundo o ministro, a “amizade entre os povos de língua portuguesa é profunda e de confiança”. Celso Amorim elogiou a qualidade dos exercícios e declarou que a visita servia, para ele, como mais um aprendizado enriquecedor. O ministrou lembrou que em 1989 participou das primeiras tratativas para a criação da CPLP.

Amorim conheceu as instalações da “Base Felina”, no Espírito Santo, que segue os moldes da brasileira, “Rachel de Queiroz”, no Haiti. Cerca de 230 militares da “Operação Felino” embarcarão, em novembro, para a missão de paz no Haiti.

Na visita, o ministro da Defesa estava acompanhado do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi; do comandante de Operações Navais, Luís Fernando Palmer Fonseca; do comandante da Força Tarefa Conjunta Combinada (FTCC) da “Operação Felino”, almirante Paulo Zuccaro; do coordenador da Operação, almirante Washington Gomes da Luz Filho, além dos chefes de Estados-Maiores dos países membros da CPLP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .