Sargento do Exército faz protesto contra a situação dos militares no Brasil


Homem para o carro para fazer rapel na Ponte Rio-Niterói

Sargento do Exército diz à polícia que fazia protesto contra a situação dos militares no Brasil

Maria Inez Magalhães e Tiago Frederico
Rio - Um sargento do Exército foi preso na manhã desta terça-feira após fazer rapel na Ponte Rio-Niterói, na altura do Vão Central, na pista em direção a Niterói. De acordo com Vinicius Feliciano Machado, de 29 anos, ele realizou o ato para protestar contra a situação dos militares no Brasil.
Vinicius disse que planejava o protesto há dois anos. "Quando se vai protestar, tem que ser feito algo que cause impacto. Avaliei o risco, fiz alguns ensaios. Nunca tive tanto medo na vida", disse o sargento que não se arrepende do ato.


Militar fez rapel na Ponte Rio-Niterói e mobilizou policiais
Foto:  Severino Silva / Agência O Dia

"Vou responder pelo que fiz, causei risco de acidentes, mas não me arrependo. Espero o apoio das pessoas, que se sensibilizem com a situação de todos profissionais de segurança do Brasil", afirmou o sargento que prometeu entrar em greve de fome até ouvir pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff sobre o caso.
Uma megaoperação de resgate foi montada em instantes para que o homem fosse resgatado. Agentes do Grupamento Marítimo, um helicóptero da Polícia Militar e uma equipe da Polícia Rodoviária Federal e da CCR foram acionados para a ocorrência, por volta das 6h40. Vinicius foi levado ao local por um amigo, que ficou dentro do carro, no acostamento.
O resgate durou cerca de 20 minutos. Uma faixa da via precisou ser interditada para o trabalho das equipes. Segundo a CCR, o tráfego em direção a Niterói ficou lento desde os acessos no Rio.

 


Comentários

  1. Isso é mais uma prova de que a situação dos militares, financeiramente falando, não está nada boa, mais particularmente aos praças. Parabenizo ao companheiro pela coragem. Que através desse ato heroico, venham outros heróis promoverem ações que levem a atenção da nação e apoio de todos a nossa causa. Que a presidente Dilma olhe por nossa causa.

    ResponderExcluir
  2. Estamos juntos, parabéns pelo gesto
    de coragem .

    ResponderExcluir


  3. Lamentavelmente esse é o reflexo da vergonhosa situação Salarial, perdas de Benefícios, desigualdade de Direitos, entre outros fatores, que vivenciam os militares das Forças Armadas no BRASIL!!!

    Senhora Presidente, AS FORÇAS ARMADAS ESTÃO PEDINDO SOCOOOOORROOOOOO!!!!!

    Militares das Forças Armadas, principalmente Cabos, Taifeiros, Subtenentes, Sargentos, da ativa e da reserva, vamos mostrar nossa solidariedade para com esse Grande Guerreiro.


    Dr.Simeão Moura dos Santos
    Presidente da UNPP




    ResponderExcluir
  4. CORAGEM, ISSO SIM DEMOSTROU ESTE COMPANHEIRO, QUANTO DE NÓS QUE FICAM CALADO, COM ORDEM ABUSIVA E TRATAMENTO DESUMANO, BRAVO, CONTE COMIGO, ESTES POLÍTICOS QUE SÓ OLHAM PARA O UMBIGO DELES, QUE DESVALORIZAM O PROFISSIONAL FARDADO E ESTES GENERAIS QUE SE BORRAM TODOS PARA AGIR EM PROL DE SEUS COMANDADOS, SÓ OLHAM PARA SI.
    ESTAMOS JUNTOS GRANDE SARGENTO, DEMOSTROU ORGULHO QUE SE REFERE A ESTA FARDA, A ESTA INSTITUIÇÃO QUE SE CHAMA EXÉRCITO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  5. Peço a Presidenta Dilma que solte o Sgt. Vinícius Feliciano Machado, isto é a realidade dos graduados das FFAA, o mesmo tem todo o direito de se manifestar, até porque, não se diz que vivemos em um país democrático! Não o vir agredir nenhumas das autoridades civis, militares, quebrando patrimônio públicos, privados, botando fogo em ônibus, dirigindo alcoolizado, não matou, não roubou, então porque a PRF o algemaram este cidadão é porque ganham dez mil reais, ou quis aparecer, por que não chamaram a PE? Será que ninguém se manifesta em prol desse guerreiro, só porque falou a verdade, isto é lamentável, não podemos abandonar este herói, o que ele vez de errado foi colocar a sua própria vida em risco por milhares de famílias de militares das FFAA da ativa, reserva, inclusive falar pelos comandantes que não tem coragem de apresentar uma proposta de nivelamento salarial, junto ao Ministro da Defesa e da Presidenta da República, ninguém das FFAA quer ser mercenários, mas quer um provento digno, para que possam proporcionar uma qualidade de vida melhor aos seus familiares com dignidade, isto é justo, alem de estimular esses homens dentro de seus locais de trabalho que só Deus sabe o que passam principalmente o ciclo de graduados. Meu povo quando o sargento Vinícius Feliciano Machado cita soldado da PM/DF, que tem seu provento superior ao dele isto é verdade, ele não quer dizer que não é justo os Soldados da PM/DF receber bem, pelo contrario todos merecem, aí se pergunta, onde fica a CF que diz no seu Art. 5º que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, etc. Este companheiro foi bem claro, ele solicita é aos comandantes FFAA, que os mesmo cumpram o principio da isonomia e pronto meus senhores chega de encherem linguiças com migalhas dividida em nº vezes até quando isto vai continuar, assim não dá mais eleição vem aí, olha o prato cheio para oposição depois não diz que não foi avisado tai o alerta.
    Brasil

    ResponderExcluir
  6. Companheiros!Vamos aproveitar este momento buscarmos uma forma de fazer chegar junta à imprensa nossa manifestação corroborando com o ideal do Sargento FELICIANO que é, o de todos os Militares das Forças Armadas do Brasil.

    BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!!

    “EXÉCITO BRASILEIRO”! INSTITUIÇÃO DE RESPEITO!!!!

    ResponderExcluir

  7. Bravo Sargento FELICIANO!!!!
    Aproveito para perguntar. Onde estão os SARGENTOS de Escola que ficam perdendo tempo com a briga dos Sargentos do Quadro Especial?
    Onde estão os Subtenentes que só sabem dentro dos alojamentos, criticarem o Comando por submetê-los ao CHQAO e não fazem nada?
    Onde estão os bandos de Sargentos QE que foram para reserva e se acovardam porque ficam na dependência de retornarem como PTTC?
    VAMOS LÁ PESSOAL! DEIXE A COVARDIA DE LADO E MANIFESTE-SE EM FAVOR DO FELICIANO, pois o IDEAL dele é o mesmo de todos nós.

    ResponderExcluir
  8. É isso ai, Vc fez o que muitos militares não tem coragem de fazer.
    Valeu, estamos com Vc.

    ResponderExcluir
  9. O que falar num momento destes...o problema é que infelizmente a nossa instituição favorece a tirania. aí penso em quantas coisas poderiam ser pensadas para a melhoria na gestão da pessoa mas... que não seja o exigir a farda com golas duras, mais um emborrachado para agregar ou outro tipo de inovação que só aumenta o espanto com a força que temos para implantar inovar porém essa força não sai dos portões das nossas OM/Comandos.
    Tanta coisa para mudar para inovar para pensar mas o que se vive é uma gestão que se arrasta para desmotivar para tirar a tenacidade...e por favor não me interpretem que as formaturas e ordem unidas poderão resgatar esse valor, porque aí só reafirmará o pensamento de tirania.
    Penso que "o ato de loucura" praticado pelo Sgt se deu pelo momento louco em que vivemos de valores estranhos ou sem nenhum valor para ele e seus irmãos de armas. Então não podemos julgá-lo ele é normal inocente de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  10. Prezados companheiros, realmente foi um ato de coragem do nosso amigo Sgt Feliciano, que apesar da grande indignação pela falta de incentivo, não causou um transtorno ainda maior, mas chamou muito a atenção daqueles que o viram.
    É uma pena que em nossos dias, aconteça o contrário que acontecia a anos atrás, onde quem ficava apavorado eram os bandidos quando viam um fusquinha da polícia; quando as pessoas paravam e colocavam a mão no peito para cantar o Hino Nacional diante de uma solenidade em qualquer praça; quando alguém passava mal de madrugada e chegava no postinho de saúde, era atendido sem demora e ainda saía com todos os medicamentos necessários para o seu tratamento; quando o Professor chegava na sala de aula e todos os alunos ficavam de pé em uma merecida e reverente saudação àquele que era a maior autoridade em sala de aula. Ah!Que saudade.
    Alguém pode até dizer que o bravo Sgt Feliciano poderia estudar mais, para ter uma posição melhor, talvez ser um oficial, ou um grande Médico ou Ministro, etc, mas vejamos que a situação não é muito diferente para os Nobres Oficiais das Forças que também amargam com as infinitas missões e a falta de recursos que são maiores ainda; os Médicos apesar da grande bagagem de conhecimento, também sofrem por serem impedidos de colocar em prática em benefício da humanidade (diga-se de passagem), todo o conhecimento que alcançaram em toda sua vida por causa da falta de estrutura que os afrontam a cada dia; e finalizando com os nossos Ministros que certamente fazem a justiça em nosso País, muitas vezes ficam impotentes diante de criminosos que escapam ilesos por leis fabricadas que lesam cada vez mais aquele que ainda luta com todas as suas forças para manter a honra,a moral e a dignidade em nossa nação: O POVO BRASILEIRO.
    Por isso, na minha humilde opinião, ainda é melhor sofrer como um simples praça do que, sendo intitulado de Maior Autoridade, não fazer nada para mudar o nosso querido Brasil.
    Saudações ao Sgt Feliciano e tantos outros; e digo que não existe mal que perdure para sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .