Coreia do Norte diz ter retomado produção de plutônio.

18 de Agosto, 2016 - 10:35 ( Brasília )

Geopolítica

Coreia do Norte


A Coreia do Norte informou ter retomado sua produção de plutônio ao reprocessar combustível nuclear utilizado e que não possui planos para interromper testes enquanto continuarem ameaças dos Estados Unidos, relatou nesta quarta-feira a agência de notícias japonesa Kyodo.
Em entrevista à Kyodo, o Instituto de Energia Atômica, que possui jurisdição sobre as instalações nucleares Yongbyon, informou: "Reprocessamos combustíveis nucleares utilizados removidos de um reator moderado a grafite.
O instituto também informou que a Coreia do Norte está produzindo urânio altamente enriquecido, necessário para energia e armas nucleares, como planejado, acrescentou a agência de notícias.

Vice-embaixador da Coreia do Norte no Reino Unido deserta para a Coreia do Sul

O vice-embaixador da Coreia do Norte em Londres desertou com sua família para a Coreia do Sul, informaram autoridades sul-coreanas nesta quarta-feira, o que faz dele o diplomata mais graduado de Pyongyang a fugir do regime isolado rumo ao vizinho democrático do sul.
Em Seul, o Ministério da Unificação não quis dizer quando ou como Thae e seus familiares chegaram, ou quantos parentes o acompanhavam.
Thae desertou devido a seu descontentamento com o regime de Kim Jong Un na Coreia do Norte e pelo futuro de seu filho, disse o porta-voz do ministério, Jeong Joon-hee, em uma coletiva de imprensa. Não ficou claro em coreano se Jeong se referia a mais de uma criança.
"Sabemos que o vice-embaixador Thae está dizendo que seu desgosto com o regime de Kim Jong Un e o anseio pelo sistema democrático livre da República da Coreia e pelo futuro de seu filho são motivos para sua deserção", disse Jeong em referência à Coreia do Sul, acrescentando que Thae e sua família estão sob proteção do governo.
A empobrecida Coreia do Norte e a próspera Coreia do Sul ainda estão tecnicamente em guerra, já que o conflito de 1950-53 terminou com um armistício, não um tratado de paz.
O anúncio veio um dia depois de uma reportagem noticiar que um diplomata norte-coreano eminente, mais tarde identificado pela rede britânica BBC como Thae, havia desertado.
Mais cedo, um funcionário da embaixada norte-coreana em Londres não quis confirmar a deserção, descrevendo os relatos do evento como "bastante repentinos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .