Dia do Exército é comemorado em Brasília .

Dia do Exército 


Brasília (DF) – No dia 19 de abril, uma formatura militar comemorou o Dia do Exército na Capital federal. Autoridades civis e militares, como o Ministro do Estado da Defesa, Aldo Rebelo, e o Chefe do Estado-Maior Geral da Argentina, General de DivisãoDiego Luis Suñer, estiveram presentes na comemoração dos 368 anos da Instituição.

Durante a solenidade, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas,  fez a leitura da Ordem do Dia, destacando a Batalha dos Guararapes: “a epopeia dos Guararapes, que hoje celebramos, amalgamou negros, brancos e índios, grupos étnicos matrizes de nosso povo, em torno do nascente sentimento de nacionalidade que os lançou, de armas em punho, a defender aquela terra que já identificavam e amavam como a sua Pátria.”.


O Ministro da Defesa também mencionou as origens da Instituição: “precisamos continuar integrando militares e civis no Brasil, respeitar a memória dos grandes defensores e construtores de nossa Nação e fazer da Defesa, cada vez mais, um compromisso prioritário para todo o Brasil. A história do Exército Brasileiro confunde-se com a trajetória de construção de nosso País e nossa identidade nacional. Celebramos hoje a data magna de uma Instituição que, assim como a Marinha e a Aeronáutica, são desprovidas de qualquer busca por protagonismo fácil no cenário político institucional. Que o aniversário dos Guararapes seja, também, a oportunidade de celebrar o sentido de permanência que as Forças Armadas conferem à soberania da Nação.”

No decorrer da cerimônia, civis e militares foram agraciados com a Medalha Sangue do Brasil, para os que receberam algum ferimento durante operações de guerra e de paz, de garantia da lei e da ordem e ações humanitárias. Além disso, também foi realizada a imposição da Medalha Exército Brasileiro, que distingue cidadãos e instituições que tenham praticado ações relevantes em prol da Força, e a Medalha Ordem do Mérito Militar, a mais alta distinção para aqueles que prestaram importantes serviços ao Exército. Todas as condecorações buscam, de alguma forma, agradecer aos trabalhos desenvolvidos para a Instituição.

Um desfile da tropa, composta por militares do Batalhão da Guarda Presidencial e do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, encerrou a formatura militar. 
 
UNPP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .