Sub-comandante de batalhão do Exército morre após teste físico

06 maio de 2015


Sub-comandante de batalhão do Exército 

Tenente-coronel Cândido Renato Carolino Rodrigues, subcomandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) (Foto: Divulgação/ 71º BIMtz)
Subcomandante deixa esposa e dois filhos
(Foto: Divulgação/ 71º BIMtz)

















Atualização: 20h (com informações do G1)

Sub-comandante do 71º BI Mtz morre após realização de teste físico no quartel em Garanhuns
O tenente-coronel Cândido Renato Carolino Rodrigues (47 anos), sub-comandante do 71º BI Mtz
em Garanhuns, faleceu por volta das nove horas da manhã desta quarta-feira (06/05) no
aquartelamento em Garanhuns após executar uma corrida para um Teste de Aptidão Física (TAF)
 realizado a cada quatro meses por todos os militares da ativa. Após correr os 12 minutos, que é o
previsto para a corrida do TAF, o tenente-coronel Cândido perdeu os sentidos e caiu. O militar foi
socorrido para o Hospital Monte Sinai, mas já chegou sem vida, vitimado, "possivelmente," por uma
 parada cardíaca.
O tenente-coronel Cândido deixa esposa e dois filhos. Ele tinha 29 anos de carreira no Exército e
estava a pouco mais de um ano como sub-comandante do Batalhão Duarte Coelho em Garanhuns.
Assumiu o comando do 71º BI Mtz durante três meses enquanto o titular do cargo, tenente-coronel
Vasconcelos, estava em missão na força de pacificação da Favela da Maré, no Rio de Janeiro. 
VEC/Garanhuns/montedo.com 
O tenente coronel de Infantaria Cândido Renato Carolino Rodrigues era da turma da AMAN 
de 1992.
Segue abaixo comentários:
Anônimo disse...
Lamentável! Nossos mais sinceros sentimentos à família do Oficial.
Anônimo disse...
esse batalhao e pau. força de açao rapida do nordeste, que deus conforte a familia dele.
Anônimo disse...
ARTIGO V DO C 20-20:
EXAME MÉDICO, ODONTOLÓGICO E DE LABORATÓRIO PARA PRÁTICA DO TFM.

3-8. GENERALIDADES
a. Todo militar deverá ser submetido, no início do ano de instrução, antes
do 1º TAF, a pelo menos um exame médico e odontológico e, se for o caso, a outros exames complementares. Estes exames deverão ser realizados na seção de saúde, no gabinete odontológico e no laboratório da OM ou, na falta destes, em organizações militares de saúde na guarnição ou organizações civis conveniadas.
b).........

SERÁ QUE ALGUMA UNIDADE REALIZA ESSE PROCEDIMENTO? POSSO RESPONDER COM A MAIOR FACILIDADE, NÃO REALIZA!

E O RESULTADO É ESSE QUE ACABAMOS DE SABER.
Anônimo disse...
E o pior é que estão dizendo que o TAF parece que vai aumentar de novo. Só esse ano já morreram dois no TAF, um ST e um Ten Cel (detalhe, esse foi o primeiro TAF, virão outros). Todos sabem que na maioria dos quartéis não existe nenhuma preparação para esse TAF exagerado.O exame pré-taf é uma piada (não existe nenhum exame), o médico apenas pergunta se vc está se sentindo bem pra correr, ou, no máximo, mede a sua pressão. Será que vão tomar alguma providência sobre essas práticas ou vão deixar mais militares morrerem de parada cardíaca????
Anônimo disse...
Já passou da hora do Comando do Exército invalidar o TAF, pois todos nós militares sabemos que a realidade dos militares de carreira (rotina administrativa, missões e obrigações diárias) não permite que atinjamos as menções que no teste são cobradas. Ainda se tem a falsa impressão entre a teoria ideal ( realizada na Escola de educação Física) e a prática. Até quando perderemos amigos e companheiros de caserna por motivos simplesmente baseado no mérito físico? Por que não se pode reduzir o nível de cobrança? Ainda estamos presos a teorias arcaicas e irrelevantes. Isso que nós Oficias e Sgts concursados temos condição de boa alimentação. E o soldado, que vai para o quartel para ter o café da manhã, não que seja o café ideal; como atingir um condicionamento nível AMAN ou EsSA? até pegunto: Para que? o básico é o ideal e o máximo. Esse companheiro faleceu por exagero e isso é um mérito numérico e banal.
Anônimo disse...
QUANTOS AINDA VÃO PRECISAR MORRER COM ESSE TAF DO SUPER MAN ???

ESSAS NOVAS MENÇÕES SÃO RIDÍCULAS, ISSO DEVERIA SER REVISTO, POIS TODOS QUEREM ATINGIR O MAIOR ÍNDICE E DÁ NISSO AÍ QUE NÓS ESTAMOS VENDO, MILITARES FALECENDO DURANTE O TAF.
Anônimo disse...
esse tal de TAF não serve pra porcaria nenhuma a não ser para ferrar com o cabra . Esse TAF ferra a galera mais antiga pois existe a necessidade da prática constante de atividade física direcionada para atingir os índices...o que é uma perda de tempo pois o mérito físico é de pouca importância para o prosseguimento da carreira e nos processos seletivos em geral.Enfim é mais um alerta...
Anônimo disse...
O teste ergométrico (de esteira) deveria ser obrigatório como exame anual para realização do TAF após os 40 anos de idade.
Anônimo disse...
O TAF do EB é uma vergonha, exagerado, visando atletas e não um pais de categoria pobre e desnutridos(Muitos dos soldados recrutas), Tem que ser revisto e abaixado os indices. Ter somatoria de valores para as menções e não a menor dos testes...
Anônimo disse...
Esse TAF é para atleta e não para militares, principalmente para quem trabalha em seção. E o Cmdo do EB não toma providências nenhuma. Mais morrerão tentando atingir um nível inatingível para sua idade. R-I-D-Í-C-U-L-O !!!!
Anônimo disse...
Não entendo porquê as menções do TAF são realizadas de forma ao militar obter o menor índice como fator de desempenho, ou seja, se ele for B na flexão de braço, essa será sua menção de referência. Uma metodologia de pontuação ou média nos exercícios seria mais lógica.
Anônimo disse...
Um seal americano, tropa de elite, q vive em operações, precisa percorrer 2.500m em 11 min no seu teste admissional, e geralmente o faz quando esta na casa dos seus 20 e poucos anos.
No EB, onde a maior parte do tempo é ocupada com atividades administrativas, um militar na casa dos 30 e poucos anos conseguiria um "B" bem magrinho com tal índice. Em q mundo será q vivem nossas cabeças pensantes que não percebem o exagero da cobrança atual?
Os amigos já comentaram o devaneio q é o pre-taf, eu vou falar do controle períodico de saúde, previsto nas NTPMEx, de validade trienal, q cobra uma serie de exames de acordo com a faixa etária e até hoje não vi ser posto em pratica em nenhuma guarnição q servi.
Anônimo disse...
Quando resolveram adotar o novo TAF, mandaram as unidades fazerem alguns testes e enviarem os resultados com os índices novos, para analisarem... E o que as Unidades fizeram? Simplesmente selecionaram os melhores índices dos TAF (pegaram principalmente de todos os atletas) e mandaram. Como se estivessem competindo, com as outras unidades, para ver quem tinha os melhores índices...Então os iluminados da Escola de Educação Física viram, que aqueles índices que até poderiam ser absurdos, foram "facilmente" alcançados pela tropa.
Sendo assim adotaram uma avaliação absurda, para quem trabalha na administração, para quem mora na Amazônia, para quem vive numa temperatura de 0º no Sul, para quem está sempre no trecho da engenharia, no campo da cavalaria ou infantaria.... Ou seja esse TAF é apenas para atleta, para quem não trabalha e fica de bobeira sem função, para quem tem semppre tempo de fazer TFM todos os dias, para quem não tira serviço, faz exame de contracheque, não faz sindicância, não é escalado em missões, ou para a grande maioria que faz TOF !!!
Com 40 anos, tenho hoje, que correr o mesmo que corria há quase 20 anos atrás no TAF... Quem sabe se morrer algum General, alguém resolva repensar e mudar os índices. Na verdade absurdos são os índices de corrida para os mais velhos, acima dos 35 anos....
Selva!
Anônimo disse...
Por isso eu sempre tive como objetivo máximo no TAF o "B", justamente porque para mim o "B" sempre vai significar bom. Só no Exército é que o "B" é considerado ruim. Por mim pode quantificar o quanto quiser, NUNCA vou exigir de mim algo que vá contra minha saúde. Eu sou "B" e tá BOM.
Anônimo disse...
GARANHUNS-PE DECRETA LUTO OFICIAL DE TRES DIAS EM RESPEITO AO TC CANDIDO SUB COMANDANTE DO 71º BI MTZ E COM PESAR QUE NOTICIAMOS ESSE TRAGICO ACONTECIMENTO.
Anônimo disse...
Todos os anos morrem ou ao menos são hospitalizados militares fazendo TAF, um absurdo estes valores do EB.
A demanda de militares saindo da força já é alto ainda com estes fatores daqui a pouco não teremos mais militares...
Anônimo disse...
Não sei em que exército vive ou qual o objetivo de quem estipulou essa fórmula de teste físico? Nem a legião estrangeira é tão exigente. E por quê um exército burocrático exige tanto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .