OPERAÇÃO TORMENTA - 5º BE CMB BLD .

05 de Janeiro, 2015 - 10:40 ( Brasília )

Terrestre

OPERAÇÃO TORMENTA - 


Foto: 5º BE Cmb Bld / CCOMSEx
O 5° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado participou no período de 17 a 21 de novembro, da Operação Tormenta, realizada no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras - SC.

Durante os 30 dias que antecederam o exercício, o Batalhão Juarez Távora realizou a manutenção da rede mínima de estradas, com recuperação de bueiros e pontos de observação, montagem de palanques e preparação das rampas de acesso nas margens do rio Negro.

Na realização da Operação Tormenta, o batalhão lançou Portada Pesada Ribbon Bridge para transposição de curso d'água. Na oportunidade, o Comandante da 5ª Divisão de Exército - General de Divisão Carbonell e o Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada - General de Brigada Soares, acompanharam o exercício, inspecionaram e receberam detalhada explanação sobre o equipamento empregado.
100 Anos de História - Livro conta a saga do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado¹ 

Foto: Portal FEB
A história do 5º BE Cmb Bld começou a ser contada em livro no ano de 2004, pela iniciativa do Coronel da reserva Dorio Elias Sava, com o suporte dado pelo Tenente-Coronel José Luiz de Paiva, Comandante do Batalhão, que permitiu o primeiro esforço para a organização de um livro contando a história do Batalhão.

Naquela oportunidade foi coligido um vasto material de pesquisa. O último e decisivo impulso para a consecução do livro ocorreu em 2012, sob o Comando do Coronel Edilson Oliveira, que ensejou a continuidade das pesquisas efetivadas pelo 2º Sargento Eros José Sanches.

Finalmente, em 2014, o atual Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Carlos Eduardo Franco Azevedo, possibilitou o prosseguimento e a conclusão do primeiro volume (tomo) do livro “5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado – 100 Anos de História”, publicado pelo Conselho Editorial da UNIUV.

Essa obra, em seu primeiro volume, é a saga da centenária história do 5º BE Cmb Bld, Organização Militar tradicional do Exército Brasileiro.

Apresenta sete capítulos, abordando uma síntese biográfica do seu Patrono, Marechal Juarez Távora; a criação e organização da OM e suas denominações ao longo dos anos; as instalações que ocupou nas cidades que a sediaram; a história de seu Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR); sua participação na fundação da UFPR e na alfabetização da juventude, por meio da Escola Regimental; o comando dos chefes militares que estiveram à frente do Batalhão; e a evolução da doutrina militar na história do 5º BE Cmb Bld.

O livro é ilustrado com mais de 200 fotos, muitas das quais coloridas. O trabalho contou com o empenho de uma Comissão Organizadora: o Tenente-Coronel Carlos Eduardo Franco Azevedo, Presidente da Comissão, fez a revisão da obra e redigiu a sua conclusão; o Tenente-Coronel Gláucio Érico de Almeida Silva, Vice-Presidente da Comissão, foi o autor do Capítulo VII, “A Evolução da Doutrina Militar no Século XX e o Batalhão nos Dias de Hoje”; e o 2º Sargento Eros José Sanches, Organizador da obra, ficou responsável pela pesquisa história e redação do livro.

O livro, possui ainda, prefácio do General de Brigada José Luiz de Paiva, ex-Comandante do Batalhão.

¹Com Portal FEB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .