Senado da Colômbia interrogará general capturado pelas Farc .

Senado da Colômbia interrogará general 
22 Nov 2014

Militar foi sequestrado à paisana e sem escolta; operação de resgate dele e de mais 4 prisioneiros começou na quinta-feira

BOGOTÁ


O Senado colombiano cobrará explicações do general Ruben Dario Alzate, preso pelas Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia (Farc) no domingo no Departamento (Estado) de Choco, assim que o comandante, o mais graduado militar a ser capturado pelo grupo guerrilheiro em 50 anos de conflito, for libertado. Ontem, as operações para a libertação do general e os outros quatro prisioneiros da guerrilha transcorriam em sigilo.
De acordo com o senador Jimmy Chamorro, que preside a Segunda Comissão da Câmara Alta, na quarta-feira será apresentada a proposição. Alzate foi capturado, segundo as autoridades colombianas, quando supervisionava um projeto energético no Rio Atrato, em uma remota região rural de Quibdo, capital de Choco.
O comandante militar viajava em uma lancha civil, sem uniforme e sem escolta, acompanhado do cabo Jorge Rodriguez e da advogada Gloria Urrego, que também foram aprisionados, no momento em que o trio havia desembarcado na margem do rio. Um soldado que conduzia a embarcação conseguiu fugir.
A captura fez com que o presidente Juan Manuel Santos suspendesse as negociações de paz entre Bogotá e as Farc – que começaram há dois anos em Havana.
No dia 9, os soldados Cesar Rivera e Jonathan Diaz foram capturados no Departamento de Arauca – e também deveriam ser libertados pelas operações em curso ontem.
O parlamentar –do governista e direitista Partido Social de Unidade Nacional, liderado pelo presidente colombiano – quer saber porque o comandante quebrou o protocolo de seguranca, circulando à paisana e sem escolta pela região em que foi capturado. Além das Farc, atuam na zona o grupo guerrilheiro guevarista Exército de Libertação Nacional (ELN) e a quadrilha de traficantes “Cla Usuga”, formada por paramilitares de extrema direita desmobilizados entre 2003 e 2006.
O senador Jose Obdulio Gaviria, do partido opositor Centro Democrático, qualificou de “ridícula” a convocação do general para depor, pois Alzate “é vítima das Farc” e estava “cumprindo ordens”. Juntamente com Alzate, autoridades do Ministério da Defesa deverão ser convocadas para explicar aos parlamentares as circunstancias da captura do comandante – que suscitaram suspeitas sobre a atividade do militar.
Mau tempo. As autoridades colombianas afirmaram ontem que o clima chuvoso nas regiões em que os prisioneiros seriam libertados poderia atrasar as operações de resgate. “E altamente provável que se apresente nebulosidade que possa dificultar a navegação aérea”, disse o chefe de serviços e prognósticos do Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais, Christian Uscategui. / EFE e AP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .