Decreto presidencial promove novos oficiais generais .

19 de outubro de 2014 

Decreto presidencial .

Foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 31 de julho, o decreto presidencial que oficializa as promoções ao generalato de oficiais militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Na Marinha, foi promovido ao posto de Vice-Almirante do Corpo de Armada, o Contra-almirante Marcos Silva Rodrigues. Ao posto de Contra-Almirante, os Capitães-de-Mar-e-Guerra Carlos Eduardo Machado dos Santos e Alexandre Augusto Amaral Dias da Cruz. Já ao posto de Contra-Almirante do Corpo de Engenheiros da Marinha, foram publicados os nomes dos seguintes oficiais: Liberal Enio Zanelatto e André Ferreira Marques.
No Exército, os generais combatentes Fernando Azevedo e Silva e Manoel Luiz Narvaz Pafiadache alcançaram o topo da carreira, sendo promovidos ao posto de general de Exército. Os generais de Brigada Combatente Marcio Roland Heise, Marco Antonio Freire Gomes, Eduardo Diniz e Lourival Carvalho Silva foram promovidos ao posto de General de Divisão.
Já ao posto de general de brigada combatente, foram promovidos os coronéis de infantaria Rolemberg Ferreira da Cunha e Anisio David de Oliveira Junior; de engenharia, Daniel de Almeida Dantas e Marcos José Pupin; de artilharia, Ricardo Rodrigues Canhaci e Flavio Marcus Lancia Barbosa; e ao posto de general de brigada intendente, o coronel intendente Eduardo Pazuelo.
No âmbito do Comando da Aeronáutica, o Diário Oficial da União desta quinta-feira também oficializa a ascensão do Coronel-Aviador Ricardo Reis Tavares ao posto de Brigadeiro-do-Ar.
Saiba mais sobre a carreira militar
Almirante-de-Esquadra,general-de-brigada, major-brigadeiro. É por meio de expressões assim que as Forças Armadas brasileiras indicam o grau hierárquico dos militares que integram seu corpo funcional.
Para identificar e distinguir a função e o posto que cada um ocupa, os uniformes usados pelos militares trazem insígnias que informam sua patente – ou seja, o estágio na carreira em que ele se encontra.

Hierarquia da Marinha

Ao propiciar essa diferenciação – se o militar está no início da carreira ou se é um oficial superior – as insígnias desempenham importante papel entre os militares, já que a hierarquia e a disciplina são a base institucional das Forças Armadas.
Cada posto militar representa um estágio importante da carreira, uma vez que a complexidade de cada um deles é crescente e exigirá cada vez mais dedicação, responsabilidade e habilidade.
A progressão na carreira é feita de forma planejada, seguindo critérios não só de capacitação profissional, como também dos limites de idade. O fluxo adotado nas promoções aos postos e graduações é fundamental para assegurar a operacionalidade do sistema, ou seja, para evitar casos em que profissionais de alta patente se aposentem sem ter novos generais para substituí-los, por exemplo.
(MD ASCOM/ FM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .