O Retorno do Samurai - Japão projeta caça de quinta geração.
29 de Agosto, 2014 - 10:20 ( Brasília )
Aviação
Japão projeta caça de quinta geração
A recente decisão do Ministério da
Defesa do Japão de solicitar para o próximo ano financiamento para
trabalhos no protótipo do caça nacional japonês ATD-X (Advanced
Technology Demonstrator-X) pode se tornar mais um passo para transformar
o país numa força militar totalmente independente.
O estabelecimento como uma tal
força independente no futuro pode reduzir significativamente a
necessidade do Japão em serviços norte-americanos no campo da segurança.
Ao longo da história pós-guerra o Japão
tem gradualmente restaurado o seu potencial industrial militar. A sua
própria indústria de defesa estava sendo desenvolvida mesmo quando isso
não fazia nenhum sentido econômico. O Japão, até recentemente, aderia ao
compromisso de não exportar armamentos. O nível modesto das forças de
autodefesa significava que equipamentos eram produzidos em séries
relativamente pequenas e tinha um custo enorme.
No entanto, o Japão conseguiu
alcançar um elevado grau de autossuficiência no setor da indústria de
defesa. O país tem produzido e desenvolvido a grande maioria dos
armamentos e equipamentos militares para o Exército e a Marinha.
Ao mesmo tempo, as tentativas de
desenvolver uma indústria independente de aviação se deparavam com
resistência política dos Estados Unidos. Se recordarmos o enorme sucesso
da indústria aeronáutica japonesa das décadas de 1930 e 1940 e o
potencial tecnológico total japonês, podemos supor que a criação no país
de aviões militares próprios tem boas perspectivas.
No entanto, por causa da pressão dos
Estados Unidos, o Japão teve que se concentrar em projetos de escala
limitada. Por exemplo, na produção de caças F-1 e F-2, que era realizada
com participação norte-americana. Além disso, o país produzia aviões de
treinamento e combate, aviões de transporte, hidroaviões e caças
norte-americanos sob licença. Em todos os casos mantinha-se uma notável
dependência tecnológica dos Estados Unidos.
Ter superado essa dependência, junto com
ter abandonado a política de autorrestrição de exportações de armamentos
abre novas perspectivas para o Japão. Trata-se tanto de desenvolver a
cooperação técnico-militar com países estrangeiros, como de adotar uma
política independente na área de segurança.
Conseguir autossuficiência não será uma
tarefa simples. Mesmo o projeto tecnicamente mais simples do avião
regional de passageiros japonês Mitsubishi Regional Jet está
constantemente enfrentando problemas. No entanto, as crescentes dúvidas
sobre a eficácia das garantias de segurança por parte dos Estados Unidos
em condições de aumento do preço dessas garantias fazem inevitável a
continuação do rumo à independência técnico-militar.
Segundo se sabe, os planos do Japão
são bastante ambiciosos e presumem a criação de um caça completo de
quinta geração com um motor japonês original. Ele será equipado com um
radar com uma grelha de antenas em fases, um sistema de controle
óptico-eletrônico e um sistema automático de diagnóstico de danos de
combate. Este último permitirá corrigir o funcionamento do sistema de
controle da máquina.
Toda a experiência de desenvolvimento de
aviões de quinta geração no mundo aponta para enormes riscos técnicos e
um quase inevitável adiamento dos prazos inicialmente previstos de
realização do projeto. No entanto, em Tóquio, parecem acreditar que o
possível ganho político justifica tais riscos.
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