Cerimônia do Exército em Brasília comemora o Dia do Soldado .

25/08/2014 12h25 - Atualizado em 25/08/2014 13h06

Dia do Soldado

Data celebra o nascimento de Duque de Caxias, patrono do Exército.
Evento contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim.

Do G1, em Brasília
O ministro da Defesa, Celso Amorim, caminha ao lado do comandante do Exército, General Enzo Peri (Foto: Lucas Salomão/G1)O ministro da Defesa, Celso Amorim, caminha ao lado do comandante do Exército, general Enzo Peri (Foto: Lucas Salomão/G1)
O Exército comemorou o Dia do Soldado nesta segunda-feira (25), em cerimônia no quartel- general do órgão, em Brasíla. A data é alusiva ao dia do nascimento do patrono da força militar, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
Entre as autoridades presentes estiveram o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante do Exército, general Enzo Peri. Durante o evento, personalidades e autoridades civis e militares receberam uma medalha em homenagem aos serviços prestados ao país.
Foram homenageados, entre outros, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Carmen Lúcia.
  •  
Autoridades militares homenageados no Dia do Soldado (Foto: Lucas Salomão/G1)Autoridades militares homenageados no Dia do Soldado (Foto: Lucas Salomão/G1)
Duque de Caxias
Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi proclamado o patrono do Exército brasileiro pelogoverno federal em 1962. É conhecido como o "pacificador", pois comandou as tropas brasileiras em diversas rebeliões contra o Império de Dom Pedro I. Durante o período imperial, foi o único militar a receber o título de Duque.
Participou, entre outros conflitos, da Balaiada - revolta ocorrida no Maranhão entre 1838 e 1840 - e da Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul - conflito separatista que durou dez anos, entre 1835 e 1845.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .