Brasil terá centro de Assistência e Proteção contra Emergências Químicas .

19 de Agosto, 2014 - 11:10 ( Brasília )

Defesa

Centro de Assistência e Proteção contra Emergências Químicas

O Brasil vai contar com o primeiro Centro de Assistência e Proteção Contra Emergências Químicas da América Latina e Caribe. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18), durante a solenidade de abertura do I Exercício Regional de Assistência e Proteção para os Países Membros da Convenção para Proibição de Armas Químicas (CPAQ), que acontece no Rio de Janeiro até o dia 22 de agosto.
De acordo com o comandante de Pessoal de Fuzileiros Navais, almirante Alexandre José Barreto de Mattos, o Centro será subordinado ao Ministério da Defesa e deverá abrigar exercícios, seminários, workshops e outros cursos práticos.

I Exercício CPAQ
Cerca de 70 representantes dos países membros da CPAQ participam do exercício ao longo desta semana. No início do evento, o subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, general Décio Luís Shons, ressaltou que o evento da CPAQ está alinhado com a Política e a Estratégia Nacional de Defesa, além de fazer parte dos objetivos da pasta e das Forças Armadas.
Ainda segundo o general, o sistema de defesa nuclear, biológica, química e radiológica faz parte do rol de atividades das três forças singulares.
“Este seminário também dá seguimento a duas outras reuniões que ocorreram este ano em Santiago do Chile e Buenos Aires, na Argentina. Este evento tem um caráter mais prático. Amanhã haverá uma visita as instalações da Marinha e no dia seguinte no Centro Tecnológico do Exército, na Restinga da Marambaia”, comentou.
Já Sérgio Antônio Frazão Araújo, secretário executivo da Autoridade Nacional do Brasil junto à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), e coordenador geral de Bens Sensíveis do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, disse que o evento consolida o protagonismo do Brasil em âmbito regional nessa área.
O secretário falou que o país tem interesse em parceria com os membros da CPAQ na cooperação técnica, na implementação de uma legislação específica e na introdução de mecanismos de controle e no aprimoramento de profissionais. “O Brasil sempre apoiou iniciativas internacionais e multilaterais para o desarmamento e não-proliferação de armas de destruição em massa”, disse.

Segundo Frazão, exercícios como o que acontece no Rio de Janeiro nesta semana são primordiais porque partem para a prática na identificação e prevenção de riscos e ameaças provocadas por agentes químicos de guerra.
O I Exercício da CPAQ inclui atividades de detecção e descontaminação, bem como a elaboração do planejamento e preparação para resposta a emergências químicas.
Rio 2016
O representante do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Joaquim Arnaldo de Paiva Oliveira, relatou que o Brasil serve de modelo para a eliminação de todas as armas de destruição em massa e a proibição da fabricação de novas armas químicas. Segundo ele, o evento é um foro importante para troca de experiências e subsídios para apoio a grandes eventos, como os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Participam do I Exercício da CPAQ, além do Brasil, representantes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Pero, São-Cristovão-e-Neves e Uruguai.
Na terça-feira (19) e quarta-feira (20), respectivamente, os participantes conhecerão as instalações do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTeeCFN), no Complexo Naval Caxias-Meriti, e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em Guaratiba.
OPAQ
A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) é uma organização internacional criada em 1997. Sua convenção, a CPAQ, recebeu em 2013 o prêmio Nobel da Paz.
A finalidade da CPAQ é trabalhar, entre outras atribuições, em prol da destruição de armas químicas e não proliferação de armas de destruição em massa.

Comentários

  1. Olha a DQBN em ação de novo!!!!

    ResponderExcluir
  2. É muito importante para o Brasil, já que quer fazer parte do Conselho de Segurança da ONU, ter nas suas FFAA pessoas preparadas para esse tipo de combate.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .