Corda no Pescoço. 89% dos MILITARES se sentem desestimulados por causa do salário baixo.

04/12/2015

Share Button
salário dos militares empréstimos e falta de reajusteCorda no Pescoço. Empréstimos consignados são a “salvação” para militares das Forças Armadas. 89% se sentem desestimulados por causa do salário.
  Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica apelam para empréstimos consignados para suprir necessidades e até para quitar dívidas mais urgentes. Instituições que oferecem empréstimos, como POUPEX e Caixa de Construção de Casas da Marinha têm público cativo e já aumentaram bastante sua estrutura para atender a grande demanda. A situação é tão crítica que bancos que sobrevivem principalmente de emprestar dinheiro, como o Banco Alfa, obtiveram permissão para abrir vários escritórios dentro de quarteis. 
  O empréstimo consignado atenua a situação, mas acaba por apenas rolar as dívidas que se acumulam e crescem, fazendo com que muitos militares, principalmente graduados, fiquem em situação calamitosa. Não há perspectiva de reajuste de salário e a tendência, se nada mudar, é que as coisas piorem para a família militar.
  Reuniões e audiências públicas no Congresso acabam por aumentar a frustração pois nada de conclusivo é falado. Nem mesmo números ou promessas se obtém da parte do Ministro ou dos próprios comandantes das Forças Armadas. 
  Pesquisa recente da Revista Sociedade Militar mostra que aproximadamente 75% dos MILITARES das Forças Armadas possuem dívidas com empréstimos consignados. A mesma pesquisa mostra que 89% dos entrevistados que estão na ativa se sentem desestimulados e 46.5% acreditam que a situação atrapalha o seu desempenho profissional.
militares desestimulados pensam na baixa
  Entre os entrevistados com menos de 20 anos de serviço o número é também preocupante. Desses, que são os militares mais jovens, 86.4% pensaram recentemente em pedir baixa. Dos militares entrevistados com mais de 20 anos de serviço ativo, 54% já pensaram em abandonar a carreira militar.
  A pesquisa foi realizada no meio do ano e já foi requisitada por instituições de ensino das Forças Armadas no intuito de preparar os futuros militares para o cenário que irão encontrar quando se juntarem à tropa.
Empréstimo consignado
75% dos entrevistados têm dívidas com empréstimo consignado um número grande comprado com o restante da sociedade. Pesquisas indicam que somente 34% dos brasileiros já fizeram empréstimo consignado.  
 45% dos militares da ativa tem como principal dívida o empréstimo consignado.
34%  dos oficiais que responderam ao questionário tem como principal dívida o empréstimo consignado.
11% dos militares da ativa pagam prestações de empréstimo consignado que equivalem a mais de 50% de seus vencimentos.
19.7% dos militares da reserva / pensionistas pagam prestações de emp. Consignado que ultrapassam 50% de seus vencimentos.
Somente 21% dos militares da reserva / pensionistas não possuem dívidas com empréstimo consignado.
77% dos entrevistados já estiveram em situação em que precisaram realizar um empréstimo para quitar dívidas contraídas anteriormente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .