Quanto o Brasil gasta com Defesa?‏


Quanto o Brasil gasta com Defesa?

 22 de janeiro de 2015

                 Quanto o Brasil gasta com Defesa?

-arquivos-orcamento_financas-MD_Oramento
A página do Ministério da Defesa traz gráficos que apresentam informações sobre os gastos do Governo com Defesa, de 2003 a 2013. Proporcionalmente ao PIB, os gastos foram de R$70,8 bilhões em 2013, apenas 1,44% do PIB, valor considerado pequeno se comparado a outros países da América do Sul e potências militares.
Embora o orçamento da Defesa seja um dos maiores da União, os números são enganosos, porque mais de 70% dos recursos do MD são usados para pagamento de pessoal ativo e inativo, sobrando menos de 30% para custeio e investimentos em novos equipamentos. O grande problema é que essa parte do orçamento que sobra para custeio e investimentos é sempre contingenciada pelo governo, para ajuste de contas. O resultado disso é a limitação da manutenção dos equipamentos e a redução do treinamento, pela falta de combustível e suprimentos.
A questão dos gastos com pessoal do Ministério da Defesa é muito complicada, mas sua solução é fundamental para que as Forças Armadas possam ter um orçamento realista para operações e manutenção, como também renovar seu material.
A Indústria de Defesa nacional também seria beneficiada se pudesse contar com encomendas regulares em quantidades que viabilizassem economicamente os investimentos em tecnologia.
Do jeito que está, o Ministério da Defesa continuará custando caro ao contribuinte, mas entregando pouco em eficiência e credibilidade.
-arquivos-orcamento_financas-MD_Oramento_2
VEJA TAMBÉM:
Quem gasta mais com Defesa no mundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .