Polícia investiga se tiro que matou comandante de UPP partiu de PM

24/01/2015 17h03 - Atualizado em 24/01/2015 18h00

Policial teria acertado Uanderson acidentalmente durante confronto.
PMs entraram em contradição durante depoimentos na delegacia.

Do G1 RioComandante da UPP Nova Brasília morreu após  tiroteio (Foto: Divulgação polícia MilitarComandante da UPP Nova Brasília morreu após tiroteio (Foto: Divulgação Polícia Militar)
A Polícia Civil do Rio investiga se o tiro que matou
 o ex-comandante da UPP Nova Brasília Uanderson Manoel da Silva, durante um confronto com traficantes em setembro de 2014, partiu de um policial. A informação foi publicada na edição da revista Veja deste sábado (24). A troca de tiros aconteceu no Conjunto de Favelas do Alemão.
Segundo a reportagem, o PM que disparou contra Uanderson não o fez intencionalmente. Ele teria entrado em desespero durante o confronto com traficantes e acertado o comandante acidentalmente. Ele ainda não foi identificado.Fontes da cúpula de segurança confirmaram àGloboNews que essa é a principal hipótese para explicar a morte do comandante da UPP Nova Brasília. Uanderson foi atingido por um tiro de fuzil nas costas, que entrou debaixo da axila e saiu pelo peito. O capitão era o primeiro da fila de PMs que entraram no beco onde ele foi baleado. Também chamou a atenção dos investigadores o fato de alguns PMs terem entrado em contradição durante depoimento na Divisão de Homicídios (DH). De acordo com a revista Veja, "pela exaustiva análise já feita da cena do crime, não restam dúvidas sobre o incômodo desfecho".

A reportagem da Veja cita ainda que o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, já informou o secretário de segurança, José Mariano Beltrame, do caso.
Foram três meses de investigação da Divisão de Homicídios. Laudos periciais e a cena do crime foram analisados mais de uma vez. A Polícia Civil disse que vai fazer uma reprodução simulada sobre o caso.

Tiro no peito
O capitão Uanderson Manoel da Silva, de 34 anos, morreu após ser alvejado com um tiro no peito na favela Nova Brasília, no Alemão. Segundo a polícia, o oficial participou de uma troca de tiros com suspeitos de pertencer ao tráfico de drogas da região.
Ele chegou a passar por uma cirurgia no tórax, mas não resistiu e morreu cerac de duas horas depois. Ele foi o primeiro comandante de uma Unidade de Polícia Pacificadora a ser morto em serviço desde o início do programa de pacificação de favelas, em dezembro de 2008. O conjunto de favelas do Alemão foi ocupado pelas forças de segurança em novembro de 2010.
Segundo a PM, o capitão Uanderson estava há 11 anos na Polícia Militar. Ele trabalhou no 14º BPM (Bangu), 15º BPM (Caxias) e 41º BPM (Irajá). O oficial comandava a UPP Nova Brasília desde junho. O PM era casado e tinha uma filha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .