Academia Militar das Agulhas Negras forma 427 aspirantes-a-oficial .

427 aspirantes-a-oficial
02 Dez 2014

Resende (RJ)


Numa cerimônia carregada de emoção, com a presença de cerca de quatro mil familiares e amigos, 427 cadetes restituíram seus espadins, receberam suas espadas e foram declarados aspirantes-a-oficial pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O evento, realizado na sede da AMAN em Resende, no sul fluminense, teve a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do alto comando das Forças Armadas brasileiras.
O ministro Amorim, acompanhado do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, foi recepcionado pelos cadetes e oficiais da AMAN no Portão Monumental da Academia, quando fez a revista à tropa e ouviu a salva de 21 tiros de canhão.
Já no palanque montado no pátio Tenente Moura, Amorim e as autoridades civis e militares assistiram à apoteótica formatura. Marchando em compasso impecável, os 427 aspirantes-a-oficial adentraram o pátio sob a ovação de familiares e amigos. Na sequência, a espada que pertenceu ao marechal Duque de Caxias foi disposta em frente aos formandos, simbolizando a presença do patrono do Exército Brasileiro.
Os melhores aspirantes em cada arma receberam as espadas de autoridades. Logo depois, os demais foram agraciados pelos seus próprios parentes. Foi quando o pátio Tenente Moura recebeu uma enxurrada de lágrimas de familiares que não contiveram a emoção ao ver seus filhos formados.
Com os aspirantes novamente alinhados, o ministro Celso Amorim falou aos formandos. Ele lembrou aos jovens o privilégio de terem se formado numa das “principais instituições” do país e uma das “melhores academias de formação militar do mundo”. Amorim também saudou a memória do marechal Duque de Caxias, que, segundo ele, “não foi apenas um grande guerreiro, mas também um grande estadista e, sobretudo, um pacificador”.
Celso Amorim destacou que os jovens aspirantes-a-oficial trabalharão num ambiente de alta interoperabilidade entre as três Forças singulares, com o emprego de equipamentos adequados às necessidades de Defesa do país. O ministro também saudou os cinco estrangeiros formados pela AMAN: dois de Moçambique, um de Angola, um do Peru e um da Guiana.
Por fim, após destacar a cooperação e dissuasão que norteiam a estratégia brasileira de Defesa, Celso Amorim ressaltou a responsabilidade dos aspirantes em trabalhar “por um país cada vez mais democrático e justo”.

Armas
Os 422 aspirantes brasileiros vão se distribuir da seguinte forma entre as armas do Exército Brasileiro: 135 na Infantaria; 63 na Cavalaria; 57 na Artilharia; 39 na Engenharia; 57 na Intendência; 36 nas Comunicações; e 35 em Material Bélico. Todos saem da AMAN com o título de bacharel em Ciências Militares.
Além de Celso Amorim e do general Enzo Martins Peri, participaram da formatura o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armas, general José Carlos De Nardi; o comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; o secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso; além de parlamentares, oficiais da reserva e a alta cúpula do Exército Brasileiro.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .