BRABAT 20 - MILITARES DO RECEBEM A MEDALHA DA ONU .

17 de Outubro, 2014 
Militares do Contingente Brasileiro no Haiti recebem a Medalha da ONU

Militares do Contingente Brasileiro no Haiti recebem a Medalha da ONU. Na foto o Vice-Representante Especial do Secretário Geral de Coordenação Humanitária da ONU, Senhor Peter de Clercq. Foto BRABAT 20

Porto Príncipe (Haiti) – No dia 16 de outubro, os militares do 20º Contingente Brasileiro no Haiti (CONTBRAS) foram condecorados com a Medalha das Nações Unidas, em cerimônia militar realizada no pátio da Base General Bacellar.

O evento foi presidido pelo Vice-Representante Especial do Secretário Geral de Coordenação Humanitária da ONUSenhor Peter de Clercq, e contou com as presenças do Force Commander da MINUSTAH, General de Divisão José LuizJaborandy Junior, além de outras autoridades civis e militares e dos comandantes de unidades integrantes da MINUSTAH.

A medalha da ONU é entregue aos militares pelos serviços a favor da paz, após decorridos mais de 90 dias ininterruptos de missão. A que é entregue aos militares que compõem a MINUSTAH possui uma faixa de quatro cores: o azul, representando as Nações Unidas; o verde que simboliza a exuberante paisagem verde e o potencial econômico do Haiti; o azul royal, simbolizando o oceano ao redor da Ilha “Hispaniola”; e o branco que simboliza a promessa de paz para o povo haitiano.

O Comandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT), Coronel Vinicius Ferreira Martinelli, em seu discurso, enfatizou a seleção e o preparo dos militares que constituem o Batalhão e o trabalho incansável da tropa. Ao final, parabenizou a todos pela dedicação e pelo profissionalismo com que têm atuado a cada dia, mostrando-se merecedores da confiança depositada pela ONU e pelo povo haitiano.

Nas palavras do Gen Jaborandy, o Brasil sempre tem se apresentado em um papel de destaque nas diversas missões que tem participado, em todos os continentes, o que o tem levado a uma posição de respeito e admiração no contexto internacional, proporcionando credibilidade para a contínua participação brasileira em favor da segurança e da paz mundiais.

Ele ressaltou, também, que “o Contingente, desde a sua chegada ao Haiti, tem demonstrado, por intermédio de seu excepcional trabalho, o já conhecido valor profissional das tropas do Brasil”. O General, no entanto, não se esqueceu de destacar a valorosa contribuição dos militares das Nações Amigas que compõem o Contingente Brasileiro e que tem atuado de forma uníssona no cumprimento das missões do BRABAT.

Ao final da cerimônia, integrantes da ONG Viva-Rio Haiti, junto com militares do BRABAT, realizaram uma breve apresentação da cultura brasileira, com uma demonstração de Carimbó, dança típica da Região Norte do País, mais especificamente do Estado do Pará, de onde se originou grande parte da tropa que compõe o atual contingente do BRABAT. O Carimbó também é considerado uma dança de origem indígena, que sofreu influência de outras culturas, como a africana. A dança, junto com sua música, foi declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil em setembro de 2014.

A solenidade foi transmitida ao vivo, via Internet, para os familiares e amigos dos militares do 20º CONTBRAS, e foi acompanhada por mais de 800 pessoas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .