EXÉRCITO NA MARÉ GARANTE PM EM SÃO GONÇALO E BAIXADA


08/09/14 10:47

Estado vai pedir que tropas militares fiquem por mais tempo no Complexo da Maré

Estado vai pedir oficialmente que militares fiquem por mais tempo na Maré 25/05/2014
Estado vai pedir oficialmente que militares fiquem por mais tempo na Maré 25/05/2014 Foto: Agência O Globo / Antonio Scorza
Extra
Tamanho do texto A A A
O governo do Estado vai solicitar oficialmente às Forças Armadas a prorrogação da permanência das tropas militares na ocupação do Complexo da Maré, na Zona Norte Rio. Com isso, conseguirá garantir que o reforço de 600 policiais na Baixada e em São Gonçalo seja permanente e não provisório, como temiam os comandantes que manifestaram sua preocupação ao EXTRA. A ideia do governo é ter a ocupação das Forças Armadas na Maré até, pelo menos, a formação da nova turma de policiais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), prevista para dezembro.
Na semana passada, a Secretaria de Segurança e o candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB) anunciaram que 600 policiais e 150 carros reforçariam o efetivo nos batalhões de São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Entretanto, os comandantes dessas unidades afirmaram que o aumento no número de agentes seria provisório, já que todos iriam para as futuras UPPs do Complexo do Maré, que ainda segue sem data marcada para ser inaugurada.

Policiais também irão reforçar efetivo no batalhão de Duque de Caxias
Policiais também irão reforçar efetivo no batalhão de Duque de Caxias Foto: Fernando Quevedo / O Globo
Segundo o acordo em vigor entre o estado do Rio e o governo federal, as Forças Armadas ficariam na Maré até 31 de outubro, três dias após as eleições. Existe a possibilidade de renovação do auxílio federal, mas nada foi acertado ainda.
Já os carros que serão enviados às três unidades também têm destino certo. São cerca de 200 veículos do modelo Logan, tirados das ruas e que hoje estão parados no Cfap, esperando serem sorteados entre os PMs.

Batalhão de Nova Iguaçu vai receber mais policiais
Batalhão de Nova Iguaçu vai receber mais policiais Foto: Cléber Júnior / Extra
Em nota, a PM contestou a afirmação dos comandantes: “O reforço não é provisório e faz parte de uma ação que vem sendo desenvolvida pelo comando da corporação. Em 2014 diversas unidades receberam policiais para complementarem seus efetivos”, diz, citando reforços em outros batalhões, como o 2° BPM (Botafogo), o 5° BPM (Praça da Harmonia), o 9° BPM (Rocha Miranda) e o 12° (Niterói).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .