EUA confirmam autenticidade de vídeo de execução de jornalista.

03/09/2014 08h26 - Atualizado em 03/09/2014 10h01

EUA confirmam autenticidade de vídeo .

Grupo radical já havia registrado assassinato de outro jornalista americano.
Novas imagens alertam governos contra 'aliança malévola com a América'.

Da Reuters
O vídeo divulgado pelo grupo radical Estado Islâmico que mostra a decapitação do jornalista norte-americano Steve Sotloff é autêntico, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Caitlin Hayden, nesta quarta-feira (3).
"A comunidade de inteligência dos EUA analisou o vídeo recentemente divulgado que mostra o cidadão norte-americano Steve Sotloff e chegou à conclusão de que é autêntico", disse Hayden em um comunicado.
O presidente dos EUA, Barack Obama, está na Estônia, antes de seguir ainda esta semana para uma reunião de cúpula da Otan no País de Gales.
O vídeo, além de mostrar o que seria a decapitação de Sotloff, de 31 anos, alerta governos para que se afastem dessa "malévola aliança com a América contra o estado Islâmico" e ameaça um refém britânico identificado como David Haines. Segundo a agência France Presse, o autor do assassinato afirma: "Estou de volta, Obama, e estou de volta por causa de sua arrogante política externa em relação ao Estado Islâmico".
O Estado Islâmico havia publicado, há duas semanas, um vídeo que mostrava a decapitação do também jornalista americano James Foley. Sotloff, capturado em agosto de 2013, aparecia no final desse vídeo, sob a ameaça de ser o próximo a ser morto. "A vida deste cidadão americano, Obama, depende de sua próxima decisão", dizia um membro do EI ao mostrar o rosto do repórter, que prestava serviços à revista Time, entre outros veículos.
Terrorista do Estado Islâmico faz ameaça dizendo que o homem ao seu lado, identificado como o britânico David Cawthorne Haines, pode ser o próximo a ser decapitado em represália à intervenção militar dos EUA no Iraque (Foto: AFP/SITE Inteligence Group)Terrorista do Estado Islâmico faz ameaça dizendo que o homem ao seu lado, identificado como o britânico David Cawthorne Haines, pode ser o próximo a ser decapitado em represália à intervenção militar dos EUA no Iraque (Foto: AFP/SITE Inteligence Group)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .