Ação do Exército e polícia apreende 5,2 toneladas de explosivos e um avião clonado no Nordeste

6 de setembro de 2014

Ação conjunta:


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prometeu
ação semelhante em fronteiras (Bruno Lima/R7)
Os explosivos seriam utilizados para destruir caixa eletrônicos em assaltos a bancos da região

Bruno Lima, do R7, em Brasília
A operação Brasil Integrado apreendeu 5,2 toneladas de explosivos e até um avião clonado no Nordeste. Os artefatos seriam utilizados para destruir caixas eletrônicos. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Justiça, nesta sexta-feira (5), no CICCN (Centro Integrado de Comando e Controle Nacional), em Brasília.
O Brasil Integrado começou a ser articulado há cerca de um mês entre governo federal e os nove Estados do Nordeste. Foram três dias de operações conjuntas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Força Nacional e Exército, semelhante ao esquema montado durante a Copa do Mundo.
Equipes de segurança pública do governo federal e dos Estados atuaram durante três dias na região. As equipes desarticularam quadrilhas de assalto a banco, apreenderam armas, veículos roubados e até um avião clonado em Sergipe. Foram cumpridos 112 mandados de prisão e 105 de busca. Ao todo, 374 pessoas foram presas por envolvimento com crimes.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, avaliou que os resultados foram além do esperado.
— Os resultados nos surpreenderam positivamente. Se o Brasil passar a integrar nossas ações nós vamos elevar a segurança pública a outro patamar.
Segundo a pasta, 9.291 agentes de segurança atuaram na operação. Foram apreendidos 218 kg de drogas e montadas 984 barreiras policiais em pontos estratégicos. De acordo com Cardozo, a ação conjunta também reduziu o número de homicídios em algumas localidades.
— O aumento de policiamento ostensivo nas ruas reduz imediatamente a taxa de homicídios.
O governo e as demais autoridades em segurança irão se reunir para avaliar todos os aspectos da operação e estudar a ampliação para as demais regiões do País.
Ações em fronteiras
De acordo com o ministro da Justiça a escolha do nordeste para a primeira operação integrada após a realização da Copa do Mundo se deu pela estrutura já instalada na região e pela organização dos secretários públicos dos estados.
O ministro afirmou que a previsão orçamentária do governo para 2015 já prevê recursos para a instalação de CICCN em todo o Brasil. Cardozo afirmou também que uma ação semelhante será realizada nas fronteiras, regiões por onde entram armas e drogas no País.
— Nossa ideia é fazer a mesma ação em regiões de fronteira ainda neste ano. Dialogando mais com as Forças Armadas. Nós pretendemos instalar CICCN em todos os estados para dar apoio às operações.
R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .