Brasil conquista 24 medalhas no mundial de matemática. Aluno do ITA é medalha de ouro.

6 de agosto de 2014

Evento ocorrido na Bulgária é a maior olimpíada para estudantes universitários do mundo
Brasil conquistou 24 medalhas no mundial universitário de matemática
O Brasil conquistou 24 medalhas - duas de ouro, 12 de prata e dez de bronze - na 21ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês). O evento terminou nesta segunda-feira na Bulgária. Foi o maior número de medalhas conquistado por uma equipe brasileira na competição, que também registrou recorde em participantes do Brasil na edição.
Ao todo, o mundial contou com a participação de 324 estudantes de 73 universidades de todo o mundo. Dos 28 competidores brasileiros 27 foram premiados. Os grandes destaques da delegação nacional foram Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e André Macieira Braga, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ganhadores de medalha de ouro com 69 pontos cada, ficando na 36ª posição na classificação individual. No ranking por equipes, a UFMG conquistou a melhor colocação brasileira, ficando na 16ª posição.
O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é a maior competição para estudantes universitários e recebe os mais destacados graduandos em matemática e ciências afins de todo o mundo. A delegação brasileira contou com representantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Militar de Engenharia (IME), acompanhados pelos professores Fábio Dias Moreira, do Rio de Janeiro (RJ) e Frederico Vale Girão, de Fortaleza (CE).
As provas ocorreram na quinta-feira e sexta-feira. Cada prova teve cinco questões, valendo dez pontos cada, que foram resolvidas individualmente, num tempo máximo de cinco horas. As avaliações foram respondidas em idioma inglês e incluíram problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e combinatória. O trabalho dos estudantes foi avaliado pelos líderes e apresentado ao tribunal de coordenação, formado por especialistas da área, que deu as pontuações finais de cada problema usando critérios previamente estabelecidos pelo júri internacional. Os cortes para a distribuição das medalhas foram definidos pela organização da IMC, sem interferência dos líderes.
Outras conquistas
As equipes olímpicas de matemática universitária já deram muitas conquistas para o Brasil desde 2003, ano em que o País participou pela primeira vez, conquistando desde então um total de 137 medalhas, sendo uma de ouro especial, 19 de ouro (First Prize), 54 de prata (Second Prize) e 63 de bronze (Third Prize).
Como participar da IMC
No Brasil, a Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática indica os estudantes universitários que tenham sido premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) com medalhas de ouro, prata ou bronze. Cabe a cada instituição de ensino a decisão de patrocinar estes estudantes ou inclusive selecionar outros estudantes para participar da competição como seus representantes, neste caso, as universidades devem enviar professores para ajudar no trabalho de avaliação das provas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela dos 28,86%

Pai de cabo da Marinha morta em assalto no Rio vai processar o Estado .

Raul Jungmann encontra pela primeira vez oficiais-generais do MD .